Cartão Cidadão PIS

Cartão Cidadão PIS – Os trabalhadores da iniciativa privada possuem alguns benefícios, entre eles o PIS, para facilitar o acesso aos seus benefícios, existe o Cartão Cidadão. Continue lendo e saiba tudo sobre este sistema que facilita a vida do trabalhador.

O que é o PIS?

O PIS (Programa de Integração Social) é um serviço disponível aos trabalhadores de empresas privadas, seus benefícios são garantidos pela lei número 7/1970. O programa busca criar uma maior integração entre o funcionário e a empresa que ele atua.

Os pagamentos do PIS, como o abono salarial, são realizados através da Caixa Econômica Federal, para isso existe um calendário, que define a ordem de quem irá receber primeiro.

Cartão Cidadão PIS

Cartão Cidadão, o que é?

O Cartão Cidadão ajuda a facilitar o acesso aos benefícios trabalhistas. Ele pode ser utilizado em todos meios de pagamento autorizados pela Caixa Econômica, em todo o Brasil.

Para ter acesso a ele você deve possuir cadastro no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Quem recebe algum beneficio do Governo Federal, como o Bolsa Família, não precisa fazer o cartão.

Como fazer o Cartão Cidadão PIS?

Quem possui direitos a receber, mas ainda não tem o Cartão Cidadão, pode solicitar através da central de atendimento 0800 726 0207, ou ir até uma agência física da Caixa Econômica, após ter o Cartão Cidadão em mãos, deve cadastrar a senha através da Caixa.

Para conseguir o cadastro no Cartão Cidadão, você deve informar o seu número NIT ou NIS. Ainda não é possível realizar este processo por meio da internet.

Veja também:

Abono salarial do PIS 2018

Quem pode ter acesso ao Cartão Cidadão?

Muitas pessoas podem ter acesso ao Cartão Cidadão, entre eles quem possui o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) provisionado, para o rendimento do PIS, abono salarial, ou para pessoas que estejam recebendo parcelas do seguro desemprego. O Cartão Cidadão facilita o acesso a estes benefícios, e gera mais segurança. Os clientes que não possuem benefícios a receber da Caixa, não podem solicitar o Cartão Cidadão.

Para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão serve para facilitar a vida do trabalhador com carteira assinada, com ele é possível consultar o saldo e o extrato da conta vinculada ao FGTS, realizar saques de até R$ 1.500,00 no FGTS, verificar o saldo de quotas do PIS, além de receber benefícios do bolsa família, o abono salarial, receber os valores do PIS, e consultar o seguro desemprego.

Cartão Cidadão PIS
4.5 (90%) 4 votes

Leave a Reply

error: Content is protected !!